sábado, 5 de janeiro de 2013
Sony lutando contra a pirataria?
Jogos usados, copiados e emprestados estarão ameaçados no Playstation 4? A Sony registrou essa semana, dia 03/01, uma patente para um dispositivo que irá associar uma mídia comprada à conta de quem comprou o título.
Tudo indica que este dispositivo estará dentro da nova geração de videogames da Sony. Com isso, o jogo poderá não funcionar ou funcionar com condições restritas em aparelhos que não sejam os associados ao jogo.
A decisão foi tomada pela sede da Sony, no Japão, e mesmo sem o aval da Sony Computer Entertainment nos Estados Unidos, ela foi aprovada. Com isso, provavelmente os jogos para o novo Playstation 4 só poderão ser totalmente usados em uma única máquina ou por uma única conta somente. O jogo usado ou emprestado poderá ser jogado por completo caso uma nova licença seja comprada, possivelmente na PSN.
Resta saber se esta mesma decisão será adotada por Microsoft e Nintendo.
(Foto: Imagem conceitual do Playstation 4)
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
Grand Theft Auto IV
A terra da oportunidade.
Niko Bellic é um ex-soldado que esta à procura de um novo começo para sua vida e Liberty City parece ser o lugar ideal para isso. Após uma longa viagem da Europa até a América, Niko encontra seu primo Roman. Um rico e bem sucedido homem que passou anos mandando cartas contando sobre como ele construiu seu reinado de riqueza e poder na grande cidade da liberdade. Como ele conquistou mansões, carros luxuosos e todo o resto que o dinheiro poderia comprar.
Mas a realidade era diferente das fantasiosas cartas de seu primo. Roman não possuía uma vida luxuosa, não possuía carros caros, mansões, muito menos dinheiro. Era apenas um pequeno empresário dono de uma rede de Taxi e, além disso, tinha seu pescoço a premio devido às suas diversas dívidas com mafiosos da cidade.
Como não há mais volta, Niko passa a ajudar seu primo em pequenas tarefas pela cidade. Ao longo do desenrolar dos eventos, passamos a conhecer novos personagens e ter acesso a novas missões, mais complicadas, que obrigam Bellic a voltar a fazer o que estava tentando tanto deixar para trás. No fim, se libertar de certos demônios não será uma tarefa tão simples.
Niko esta a procura de uma nova vida em Liberty City
Niko Bellic é a criação mais rica já feita pela Rockstar em toda a história da série. Revelando sua real personalidade, seu julgamento de certo e errado, suas ambições, seus objetivos e seus segredos, ele surpreende e envolve o jogador a cada missão concluída. Tanto Bellic quanto todo o gigantesco elenco de GTA IV são extremamente bem retratados, conhecemos diversos tipos de personalidade, simpatizamos com os novos personagens e por vezes precisamos decidir o futuro de alguns deles.
Vale destacar o excelente cuidado com as dublagens de todos os personagens do título. Michael Hollick, responsável por dar voz a ninguém mais que Niko Bellic, trabalhou durante 15 meses para finalizar todas as suas falas em GTA IV. Além dele, uma vasta lista de atores e atrizes trabalhou para tornar a narrativa do game o mais rica possível.
Toda essa atenção para a criação e o desenvolvimento dos personagens também é dada à história. Isso permite que os jogadores se sintam muito mais interessados em seguir o roteiro e as missões em vez de ficar apenas “brincando” pela cidade. As linhas de diálogo são maduras, cheias de diversas críticas à sociedade e que, além de apresentar um ótimo conteúdo que favorece o clima de gangster do título, prova que a Rockstar não é apenas uma produtora que firma seu sucesso em jogos polêmicos.
Liberty City é sua
Liberty City é a grande responsável pela imersão de GTA IV, extremamente bem retratada e viva. Pode facilmente ser notado o cuidado da Rockstar em cada esquina da cidade que é uma representação livre de New York. Começando com os pedestres, que possuem atitudes muito realistas. Abrem guarda-chuva ou se protegem com jornais quando começa a chover, entram em desespero ao meio de tiroteio ou assalto, reagem algumas vezes às agressões, tiram fotos com o celular de algo que ocorre ao redor e outros tantas coisas mais.
O transito também é constante e muito realista. Motoristas descem do carro para tirar satisfação quando ocorre um acidente, tentam fugir da tentativa de roubo de veiculo, por vezes correm atrás do jogador que acaba de roubar seu carro. A física também ajuda consideravelmente no realismo tanto de dominar o veiculo que está sendo dirigido quanto nos danos das colisões.
A cidade possui uma grande variação de edificações e de monumentos: não há a sensação de que já se viu algum prédio em outra rua; em contra partida, as lojas de roupas e comida são idênticas muitas vezes. Ao desenrolarem os eventos, ganhamos acesso a várias novas residências onde podemos salvar o jogo e recuperar as forças (lembrando que há salvamento automático no final de cada missão).
Liberty City é uma representação livre da cidade de New York
Outro cuidado interessante foi em relação aos aparelhos eletrônicos. Ao ligar uma televisão, por exemplo, existem diversos programas para assistir. Com o celular, podemos ligar para outros personagens para convidá-los para comer algo, jogar alguma coisa ou ir ver algumas mulheres com pouca roupa nas casas noturnas.
Em relação à locomoção, Liberty City está cheia de escolhas. Não esta querendo dirigir até o próximo objetivo? Chame um taxi que esta passando e use-o para ir instantaneamente até o local desejado no mapa. Seu alvo de assassinato não esta ao seu alcance? Experimente ligar para a casa dele e faça-o ficar visível na janela para um letal tiro de sniper. Precisa de um carro da policia? Ligue para o 911 e chame-os. Esses são alguns bons exemplos de pequenos recursos oferecidos que tornam Liberty City ainda mais realista.
Hora da ação
GTA IV possui de 25 a 50 horas de conteúdo em média. Tudo depende de quanta atenção o jogador irá dar à exploração e aos objetivos paralelos. Possuímos 96 missões que podem ter seu número variado dependendo de certas escolhas feitas pelo jogador.
Todas missões são muito variadas, impedindo que o jogador se sinta aborrecido ao decorrer da campanha. Missões assassinato, fugas em alta velocidade, assaltos a bancos, perseguições são pequenos exemplos dos diversos objetivos que o game oferece.
Independente de dar atenção ou não aos objetivos não obrigatórios do título, o que o jogador mais irá fazer durante sua estadia em Liberty City é dirigir e atirar. O primeiro é onde o jogo mais sofreu mudanças. Isso graças à já citada física, que além de garantir efeitos de colisão realistas, colabora para a diversão que é dirigir.
Perseguições ocorrem em terra,céu e mar.
O combate funciona em terceira pessoa e agora possui sistema de cover, algo que já se tornou quase obrigatório no gênero. Nesse ponto, embora funcione sem grandes problemas, GTA IV não brilha tanto quanto sobre quatro rodas. O sistema de cobertura é bastante desajeitado e confuso e a câmera por várias vezes colabora para atrapalhar mais ainda a vida do jogador durante a troca de tiros.
Lutar com mão limpa também é permitido, oferecendo ao jogador ataque forte, fraco, a possibilidade de agarrar e de se defender. No entanto, assim como o sistema de cover,combate sem armas também sofre de alguns problemas. Provavelmente, após adquirir a primeira arma de fogo, o jogador só irá preferir usar as mãos quando a missão exigir isso.
Para jogadores que desejam deixar a história de lado para se divertir livremente pela cidade existe um agrado a mais em relação aos títulos anteriores da série. Outro grande ponto positivo da física de GTA IV se dá ao fato dos atropelamentos e explosões estarem muito mais divertidos e realistas. A policia também sofreu modificações, se tornando muito mais agressiva e impiedosa, não dando tréguas aos delinquentes que atingem altos níveis de procura.
O começo de uma nova geração
GTA IV foi, de longe, o jogo mais esperado da série. Depois do sucesso estrondoso de San Andreas, um novo título da série feito para a nova geração de consoles era um sonho para milhares de jogadores. O título não fez feio para um começo de geração, sendo um jogo com mapa vasto, vivo e influenciado por uma física complexa, apresentava qualidade gráfica ótima para sua época.
Com ciclos de manhã, tarde e noite bem definidos, efeitos climáticos realistas, veículos bem trabalhados, o jogo enche os olhos de quem tem em mente que se trata de uma produção de 2008. A modelagem dos personagens deixa a desejar quando não estamos falando dos protagonistas, mas novamente, vale lembrar que em uma produção tão grandiosa quanto GTA IV, isso é tolerável.
GTA IV é um jogo lindo por motivos que vão além de qualidades técnicas. Ele possui uma narrativa muito evoluída que até hoje não é alcançada pela maioria dos títulos e impressiona pelo cuidado em cada detalhe da experiência que tem sim seus problemas, mas que são sufocados pelos diversos acertos.
O jogo marcou a Rockstar, foi uma evolução gritante na historia da empresa que ao longo dos anos futuros só acertou em suas seguintes produções. Deve ser jogado por todos que apreciam um bom enredo, amarrado a um universo vivo e uma jogabilidade divertida e viciante. O título foi um dos mais notáveis lançamentos do começo da geração.
GTA IV surpreende e marca o começo de uma nova geração.
Notas:
Gráficos: 8,0
Som:10,0
Jogabilidade: 7,5
Diversão: 10,0
By: Raphael Rossini
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Detalhes do Multiplayer de Tomb Rider
Mais informações sobre o recém-anunciado modo multiplayer de
Tomb Rider, onde teremos os colegas sobreviventes
da nossa querida Lara enfrentando o grupo de nativos hostis conhecidos como ‘scavengers’.
Os primeiros detalhes oficiais vieram de um usuário do Tomb
Rider forum que levantou informações da revista Official Xbox Magazine.
O Team Deathmatch será entre a equipe da Lara contra os
nativos, a partida será um melhor de três com os jogadores alternando entre os
dois lados. Os mapas não serão tão grandes, mas contarão com várias armadilhas,
por exemplo, caso você pegue um caminho errado você pode cair em um túnel inundado.
Também se espera que tenham paredes escaláveis, pontes destrutíveis e armas
simples como o arco e flechas da Lara.
O segundo tipo de jogo chamado de ‘Rescue’ funciona da
seguinte maneira, os jogadores tem que coletar med-packs e levar para vários
destinos do mapa e os jogadores do time inimigo – os ‘scavengers’ - tem que alcançar
um certo numero de assassinatos para vencer. Neste modo os ‘survivors’ tem um
tempo de sangramento e o jogador do outro time pode mata-lo utilizando um golpe
finalizador.
O terceiro modo é chamado de ‘Cry for help’ que tem ênfase maior
na parte de exploração e coleta de itens. Este modo certamente parece ser o
mais inovador e mantem a essência dos jogos da série Tomb Rider.
Além dos modos principais de jogo, esperamos uma grande
lista de personagens, diversas armas e diferentes tipos de equipamentos além de
um sistema de acumulação de XP que pode ser usado para melhorar atributos e
adquirir mais personagens.
Mas ao que parece não teremos a Lara como personagem jogável
no multiplayer.
Fonte: IGN
By: Nogueira
O Humble Indie Bundle 7 (Pague o quanto você quiser) fecha com $2.6 milhões (R$ 5.32 milhões)
O Humble Indie Bundle 7 já acabou, levantando mais de US $
2,6 milhões para os desenvolvedores dos jogos e para caridade Child’s Play.
Para quem não conhece o Humble Indie Bundle é um pacote que
contém uma série de jogos Indies e você paga o quanto acha justo por esse
pacote. Os compradores decidem quanto vão pagar pelo pacote e como irão dividir
entre os desenvolvedores dos jogos e duas instituições de caridade: Child's
Play e Electronic Frontier Foundation.
No total mais de 395.000 pacotes foram vendidos a um preço
médio de $6,69 (R$ 13,69). Mantendo a média dos Humble Indie Bundle anteriores, os usuários do Linux
foram os mais generosos, pagando uma média de $10,48 cada.
O pacote do
Humble Indie Bundle 7 incluía os jogos Snapshot, Closure, The Binding of Isaac,
Shank 2, EFF and Shank 2. Quem pagou mais do que a média também recebeu os jogos Dungeon Defenders, Legend of Grimrock, Offspring Fling, Cave Story+ e
The Basement Collection.
Fonte: Games Industry
By: Nogueira
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
Far Cry 3 termina 2012 no topo do rank de vendas do Reino Unido
Parece que o Reino Unido passou o ano novo com dentes de
tubarão e muitas tatuagens, isso porque Far Cry 3 ficou em primeiro lugar nas
paradas britânicas.
É a primeira vez desde 2007 quando a Ubisoft lançou o incrível
Assassin’s Creed, que eles tem um jogo como best seller no fim do ano.
Far Cry 3 ficou a frente do Black Ops 2 empurrando ele para
terceira posição e o FIFA 13 ficou em segundo lugar depois de uma boa semana
de vendas.
Não houve novos games entrando nessa lista, mas houve um
grande salto do Forza: Horizon da 21ª posição para a 10ª posição do rank.
Todos os dados de vendas e informações são da GfK
Chart-Track.
Fonte: Games Industry
By: Nogueira
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
A EA vai finalizar o online de Madden NFL, FIFA 11 e outros jogos.
A EA anunciou outra rodada de fechamento de serviços online
para 11 de janeiro de 2013. Esse desligamento dos serviços online irá afetar as
versões de 2011 dos jogos de esporte incluindo FIFA Soccer 11, FIFA Soccer 11
Ultimate Team, Madden NFL 11, Madden NFL 11 Ultimate Team, NBA Jam, NBA Live 10,
NCAA Football 11, NHL 11 e o NHL 11 Ultimate Team.
The Sims 2 para PC e MAC perderão o acesso online dia 14 de
Janeiro de 2013.
Fonte: Games Industry
By: Nogueira
Assinar:
Postagens (Atom)